Em 2003 surgiu o Projeto de Arte Cultura na Reforma Agrária (PACRA). O projeto surgiu a partir das demandas dos assentamentos com o objetivo de receber apoio às atividades de cunho artístico.
A partir de então o PACRA passou a se expandir envolvendo cada vez mais grupos artísticos e mais assentamentos, ajudando a estabelecer a rede de arte e cultura na reforma agrária, seja por financiamento/apoio de instituições parceiras, seja por concorrência em editais de cultura.
O assentamento Esperança, localizado no município de Sobral, foi contemplado com o projeto para a construção do ponto de cultura. Atualmente o ponto tem funcionado como ilha digital, espaço para pesquisa e de lazer para a comunidade. O centro cultural é coordenado pelo grupo de jovens.
O espaço serve também para outras comunidades, como é caso das aulas de violão, de informática, de apoio para o grupo de reisado.
Projetos como este vêm sendo realizados em vários assentamentos de Reforma Agrária, pois existe uma demanda muito grande. No entanto, antes da liberação de um projeto é necessário que haja organização por parte dos interessados.
Por: Aline Oliveira

Nenhum comentário:
Postar um comentário