Gravidez na adolescência

Uma nova vida



A adolescência é uma fase de muitas mudanças na vida, é um momento de curtir sem pensar no amanhã, é estágio de conflitos, emoções, descobertas e uma infinidade de sentimentos.



Nesse momento os pais devem cumprir um papel muito importante que é de acompanhar, conversar, e manter uma ligação especial, onde possa haver um diálogo continuo.

No Brasil, muitos casos de gravidez na adolescência vêm sendo registrado. Meninas de 12, 13 e 14 anos vivenciam essa situação, e muitas vezes sem o acompanhamento do parceiro.

Isso acontece por falta de informação e acompanhamento da família, principalmente dos pais. A escola também tem responsabilidade de repassar conteúdos ligados à sexualidade, de mostrar as consequências de atos impensados.

Um dos maiores problemas decorrentes de uma gravidez indesejada é interrupção dos sonhos, o desligamento da vida social, os estudos na maioria das vezes são deixados de lado, perdendo assim muitas oportunidades.

A gravidez na adolescência é um muito grave, mas nem sempre é considerado um dos maiores problemas. Com a relação sexual precoce e sem informação as adolescentes correm o risco de adquirir doenças graves que podem levar a morte.

A camisinha é o método contraceptivo mais seguro, chegando a oferecer 90% de segurança com relação às doenças sexualmente transmissíveis e uma gravidez indesejada.

Por: Aline Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário