Juventude: Estímulo à produção audiovisual

No assentamento Coqueirinho, em Fortim localizado no litoral leste do Ceará, jovens fazem parte do primeiro núcleo de produção audiovisual. O Núcleo de Audiovisual do Coqueirinho (NUAC) é o primeiro de um assentamento da reforma agrária no Ceará. Hoje, é aliado a uma tecnologia mais moderna que a anterior que várias famílias firmam-se no campo.
O cinema chega aos assentamentos rurais. Melhor que isso, a produção audiovisual é feita lá, pelos próprios assentados. Com luz, câmera, microfone e ideias, contam a própria história de luta na reforma agrária.
O estímulo á produção audiovisual é apenas uma dentre várias ações realizadas pela juventude como forma de valorizar as singularidades culturais locais. Conhecendo á própria comunidade e entendendo os processos pela posse da Terra, as crianças e os adolescentes, filhos de agricultores, assumem identidade na luta pela justiça agrária nos locais onde vivem.
Em convênio com o Instituto Nacional de Colonização na Reforma Agrária (Incra), Banco do Nordeste (BNB) e a Organização Não Governamental (ONG) Encine, da cidade de Fortaleza, 20 jovens e adultos, entre 15 e 30 anos, tiveram aulas de produção audiovisual no próprio assentamento no final de 2009.
O NUAC foi financiado pelo Banco do Nordeste, via editais de cultura, Incra, Sebrae e contrapartidas da própria comunidade. O grupo possui câmera de vídeo, câmera fotográfica, computador, equipamento de som, luz, projetor e equipamento para exibição de filmes.
Atualmente 10 jovens tomam de conta do núcleo, e trabalha cobrindo eventos culturais, palestras, oficinas, aniversários, casamentos e principalmente com a produção de documentários.
Cujo são filhos de assentados, trabalha com modernos equipamentos de audiovisual. Uma oportunidade de se desenvolver profissionalmente sem precisar deixar o assentamento. Além de ser histórica num assentamento federal, a chegada do audiovisual no Coqueirinho cria novas expectativas de sobrevivência para os jovens do campo.
Samuel do Nascimento da Silva

Um comentário:

  1. A iniciativa da juventude a trabalhar com a produção audiovisual, é de grande importância, pois acima de tudo a juventude enfrentas vários desafios. Então o estímulo a produção audiovisual é muito importante tanto na questão política como profissional.

    Samuel

    ResponderExcluir